Pesquisas investigam eficácia do açaí contra a Covid-19

 

Enquanto drogas específicas para o combate à Covid-19 não surgem, pesquisadores testam múltiplas abordagens com o que já é conhecido. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, decidiram experimentar um tratamento com uma fruta bem conhecida pelos brasileiros: o açaí; apontando que pode ajudar no combate aos sintomas.

A fruta já teve sua ação anti-inflamatória demonstrada no passado, então os pesquisadores querem entender como utilizá-la para combater algumas das reações do organismo à infecção que podem trazer mais complicações ao paciente. Sabe-se que uma parte das mortes resultantes do contágio são causadas não pela ação direta do vírus, mas pela resposta exagerada do sistema imunológico, causando uma reação inflamatória.

Para o estudo, foram reunidos 580 participantes no Canadá e no Brasil, todos diagnosticados com Covid-19. Metade recebeu um extrato de açaí, enquanto os outros receberam um placebo.

A expectativa dos pesquisadores é conseguir eliminar as complicações clínicas da infecção por Covid-19, impedindo a manifestação de formas mais graves da doença, o que possibilitaria reduzir a letalidade por caso, onde o extrato de açaí visa inibir o inflamassoma NLRP3, o mesmo ativado pelo Sars-Cov-2, que pode gerar reações excessivas indesejadas.

Os pesquisadores acreditam que o poder anti-inflamatório da fruta pode ajudar na recuperação dos pacientes.

-

Além disso, de acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, o açaí contém uma sustância chamada “arabinogalactana”, que estimula a ação das células de defesa do organismo, melhorando a sua eficácia, fortalecendo o sistema imune e prevenindo infecções.

#Açaí #Covid19 #SarsCov2 #Antiinflamatório #Imunidade #Infecções